sábado, 31 de maio de 2014

Projeto COPA DO MUNDO 2014 - Escola João Goulart

Passadas as avaliações físicas, o grupo do PIBID reuniu-se para decidir sobre a maneira na qual participaríamos do Projeto Copa do Mundo na João Goulart. Decidimos, então, trabalhar o esporte mais popular do país que cada turma já havia sorteado, dando uma importância menor ao futebol e maior aos aspectos culturais de modo geral.

Alunos em pesquisa na sala
de informática
Iniciamos realizando pesquisa no laboratório de informática, onde os alunos deveriam ler sobre as atividades físicas praticadas naquele país, anotando o maior número de informações sobre estas. Depois, a turma falava sobre sua pesquisa e chegavam a um acordo sobre qual esporte, jogo ou atividade estudariam. Realizavam uma votação e a turma escolhia o esporte para que todos fizessem pesquisas posteriores sobre o tema. Combinávamos sobre materiais que seriam necessários e quais atividades fariam, já que nosso tempo para praticar seria de uma ou duas aulas apenas.

Os esportes escolhidos foram muito variados!!




Turma 6A 1 vivenciando beisebol





A turma 6 A 1 representava o México. Conforme sua pesquisa, o Beisebol é muito praticado no país.






Turma 6A2 e o Corfebol
A turma 6 A 2 representava a Holanda. Os alunos descobriram na pesquisa, um esporte chamado Corfebol, um jogo semelhante ao basquete, mas a bola não poderia ser tocada no chão (drible), apenas de mão em mão.









Turma 7A2 na atividade de Tênis
A turma 7 A 2 pesquisou e escolheu o Tênis para representar a Espanha. Raquetes e bolinhas foram emprestadas por um professor de Tênis e conseguimos, de forma bem recreativa, fazer uma vivência do esporte em duplas.


Slackline na turma 8A1
A turma 8 A 1 representava a Costa Rica e escolheram atividades ao ar livre. Conversamos com um professor de Slackline e convidamos este para fazer uma aula com as crianças. Ele aceitou e gostou muito de poder divulgar a modalidade na comunidade.







Turma 8S1 no jogo de Tejo
A turma 8 S 1 representa a Colômbia e descobriram que um jogo de origem argentina é muito praticado no país nos momentos de lazer. Este jogo é conhecido como jogo da bocha achatada, ou Tejo.




O "Snowboard" da turma 8S2
A turma 8 S 2 pesquisou sobre um esporte para representar a Rússia. Encontraram muitos esportes de neve e frio. Resolver fazer uma releitura destes, adaptando para nossa realidade. Trouxeram carrinhos de lomba e skates longboard para descer nas rampas de acesso da escola.



O Rugby na turma de acelera
A turma 8 S 3 pesquisou e optou pelo Hóquei para representar a Bósnia e Herzegovina. Confeccionamos tacos adaptados e jogamos com bolinhas de tênis e as turmas de aceleração de estudo realizaram uma vivência de Rugby, esporte bem difundido na Argentina, país que representam.





Depois das atividades realizadas, nossa equipe já se dedica a reunir todos os dados, imagens e depoimentos para montar a apresentação no dia da feira da Copa do Mundo, dia 10 de junho, na escola. 

Pibidianos confeccionando as "Bolas Gigantes" para
exposição das atividades vivenciadas


Pintura das "Bolas Gigantes"

Além disso, estamos preparando um placar para cada as turmas ficarem responsáveis de atualizar com os resultados dos jogos da Copa do Mundo.

Finalizando, o grupo também está organizando um torneio interséries no dia 14 de junho, na escola, para todas as turmas da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário