terça-feira, 30 de junho de 2015

GINCANA JUNINA


No dia 27 de junho aconteceu na escola Instituto Parque do Trabalhador a Festa Junina e a Gincana Junina organizada pelo grupo PIBID Educação Física. Além da festa junina e gincana, neste dia aconteceu a entrega de boletins.

Participaram da Gincana sete equipes (uma de cada turma), onde algumas provas já foram realizadas durante a semana. Fazia parte da gincana também à arrecadação de alimentos e brindes para a festa onde cada item valia uma pontuação. Os alunos também tiveram que fabricar nas aulas de artes bandeirinhas e correntes de jornal onde a cada um metros de corrente e/ou bandeirinhas valeria três pontos. A equipe vencedora fará um passeio para Cambará do Sul. 
Instruções sobre a arrecadação de alimentos e brindes, cada um valeria uma pontuação.
   







Poesias da turma 9A, fabricadas na aula de Português.

Sala da turma 9A. 



Começamos as provas por volta da 13 horas. Havia sete equipes. A primeira prova foi a leitura da poesia junina. 
Aluno da turma 7A lendo sua poesia. 

A segunda prova foi corrida do saco, onde os alunos deveriam realizar uma corrida até os cones e depois voltar para o inicio. A prova foi realizada da seguinte maneira: primeiro três integrantes de três equipes e depois mais três, pois o espaço foi pequeno. O vencedor da primeira disputa correu com o vencedor da segunda disputa e dali saiu o vencedor desta prova. 
Prova Corrida do saco. 


A segunda prova seria a prova do bambolê, mas como havia pouquíssimos alunos não conseguimos realizar esta prova, que era uma competição entre as equipes onde deveriam participar cinco integrantes de cada equipe. A próxima prova foi Corrida dos canudos, onde as sete equipes participaram. Corrida dos canudos consiste: o objetivo é levar papeizinhos com o canudo na boca até o copo que esta na outra mesa. Ganha quem conseguir levar mais papeizinhos até o copo em um minuto. Se cair no chão não vale mais. 

Prova Corrida dos Canudos. 
Para a próxima prova, O sopro do balão, quem teve que realizar esta prova foi as professoras regentes de cada turma. A prova consiste em derrubar os copos descartáveis da mesa com o sopro do balão. Foi bem legal, pois todas as professoras participaram da prova, e os alunos torceram muito pela sua professora regente.  
                                            Professoras realizando a prova O sopro do balão.


A seguinte prova foi a dança do balão, onde dois de cada equipe deveriam dançar, protegendo o seu balão e tentar estourar o balão do adversário, vencia a dupla que estivesse com o balão no pé. 
Prova dança do balão.


A prova Corrida do cadarço (foi substituído por fita), dois participantes deveriam correr com os cadarços (fitas) amarrados (as) nas pernas, não podendo deixar arrebentar a fita. 
Participantes da prova Corrida do cadarço.

A prova Pêndulo de meia-calça, o alunos deve derrubar com o pêndulo as garrafas, vence quem derrubar todas as garrafas primeiro. 

Aluno realizando a prova Pêndulo de meia-calça.


A próxima tarefa, a Prova do jornal (substituído por papelão), os alunos deveriam andar por cima do jornal de um lado para outro, vencia quem chegasse primeiro no local demarcado. Cada aluno recebeu apenas dois pedaços de papelão, deveria então montar uma estratégia para chegar o mais rápido possível no local da chegada e não poderia pisar no chão, apenas no papelão. 
Alunos realizando a Prova do papelão.

Penúltima prova, Pescaria de pontos, Jogo de sorte. Num “aquário” existem peixes surpresas, podendo melhorar, ou piorar a situação da equipe. Peixes com cinco, dez, quinze, vinte e cinco pontos, ou nada de pontos. As equipes tiveram três chances de pescar três peixes, e após isto, foram contabilizados os pontos.  
Aluno pescando seu peixe da sorte.

A última prova foi ideia da diretora da escola, onde as equipes teriam cinco minutos para recolher o maior número de lixos pela escola. Distribuímos sacos de lixos. Apenas três equipes participaram desta prova. Os alunos se puxaram, não sobrou nada de lixo na escola. Cada saco de lixo bem cheio valeu 20 pontos e mais vazio 15 pontos. 
Alunos arrecadando os lixos da escola. 


















                                                                                               Lixo arrecado pelas equipes. 


 Infelizmente a quadrilha não foi realizada devido ao pequeno número de alunos. Referente ao desfile caipira, demos a pontuação (10 pontos) para todos que foram caracterizados (que foram poucos alunos).
A festa e a gincana junina foram muito legais e divertidas. A diretora e professores da escola ficaram muito satisfeitos com o trabalho que conseguimos realizar, nos elogiaram bastante. Ficamos muito felizes que tudo ocorreu como o planejado, pois apesar do tempo curto e dos eventos que tiveram nas quartas feiras na escola, conseguimos realizar a gincana com sucesso. 


                                                                                                  Equipe 102 azul vencedora da Gincana.

Grupo PIBID Educação Física, escola Instituto Parque do Trabalhador. 






Um comentário:

  1. Ótima iniciativa! Adorei as provas ! Preservando a cultura, integrando os alunos! E a prova final pra fechar com chave de ouro levando a questão da responsabilidade ambiental!!! Parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir