terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Culminância entre as escolas Castro Alves e Parque do Trabalhador

No dia 01/12/2015 foi realizada a culminância entre as escolas Castro Alves e Parque do Trabalhador.
As turmas do 8º e 9º anos da escola Parque do Trabalhador, foram até Castro Alves, sendo recepcionados pelas turmas de 7º e 6º anos respectivamente. 
Os alunos do Parque do Trabalhador, foram divididos em 4 grupos e passavam por 4 oficinas diferentes.

Grupo explicando as atividades da oficina
Relatos dos alunos da EMEF Castro Alves:
Natanael - turma 7A4
1- Como foi a experiência de planejar e aplicar as atividades para os alunos da escola Parque do Trabalhador?

- "Achei bom. A gente aprendeu como professor lida. Foi um pouco difícil de planejar, aplicar foi mais fácil"

2- Você conseguiu perceber que os alunos da escola Parque do Trabalhador estavam aprendendo? O que mais você pode perceber?

- "Deu para perceber que eles estavam aprendendo e dava para ver que era um esporte novo."


Alunos do Parque praticando uma das oficinas
Kauã - turma 6A4
1- Como foi a experiência de planejar e aplicar as atividades para os alunos da escola Parque do Trabalhador?

-"Muito legal. Planejar foi fácil. Aplicar foi mais difícil, porque os colegas conversam muito, não prestam atenção no que a gente tá explicando para eles."

 2- Você conseguiu perceber que os alunos da escola Parque do Trabalhador estavam aprendendo? O que mais você pode perceber?

-"A cada oficina os alunos do Parque foram melhorando. Dava para perceber que um aluno já sabia jogar.  Eles aprenderam facilmente"


Larissa - 6A4
1- Como foi a experiência de planejar e aplicar as atividades para os alunos da escola Parque do Trabalhador?

-"Bem interessante, todo mundo dava ideia, bem legal. Foi fácil planejar. Com os nossos colegas foi bem mais difícil de ensinar, porque eles não ficavam quietos. Para os alunos do Parque foi mais fácil de aplicar porque eles ficavam quietos e prestavam atenção."

 2- Você conseguiu perceber que os alunos da escola Parque do Trabalhador estavam aprendendo? O que mais você pode perceber?

-"Eles iam evoluindo a cada vez que jogavam. Acho que eles nunca tinham visto o jogo de badminton, porque nenhum aluno dos grupos dava para perceber que alguém já sabia jogar. "

Prática da oficina de saque
Relato do pibidiano Mateus:
" A experiência da culminância entre as escolas Castro Alves e o Parque do Trabalhador superou minhas expectativas. As crianças se portaram com responsabilidade, criatividade e desenvoltura em frente as suas oficinas. Usaram materiais alternativos para o desenvolvimento das atividades, como bambolês, balões, cones e cordas. Não pouparam palavras e orientações sobre como desenvolver os fundamentos do badminton, repetindo duas ou três vezes para que os colegas visitantes pudessem aprender. A participação destes mostrou-se respeitosa e atenta ao aprendizado que os colegas tentavam transmitir. Erros acontecem, e isso é natural, mas a vontade de mostrar o melhor sempre superou qualquer dificuldade.
Num todo, acredito que a experiência foi positiva e agregou conhecimento, tanto  a nós bolsistas do PIBID, quanto aos alunos que participaram das atividades, pois o compartilhamento de conhecimento foi rico e mútuo (pibidianos e alunos)."


Relato supervisora Ligiane:
"A culminância do projeto tendo como a visita dos alunos da escola Parque do Trabalhador proporcionou aos nossos alunos uma experiência única, onde eles foram os protagonistas atuando e participando de forma direta no planejamento e execução das atividades. Essa experiência com certeza foi muito importante para o crescimento e motivação para novas aprendizagens."



Relato da supervisora Hildegard:
"No dia 01/12/15 a Escola do Parque deslocou-se à Escola Castro Alves, onde os alunos puderam vivenciar a pratica do Badminton através de uma oficina sobre este esporte, o que, até então, era desconhecido pela a maioria. Chegando lá, fomos recebidos pela Professora e Pibidianos que falaram sobre o Badmintom e como iriam acontecer as atividades. Depois os alunos foram divididos em grupos e, para surpresa dos nossos alunos, quem demonstrou e explicou os exercícios eram os próprios alunos da Escola Castro Alves e, no final, tiveram um tempo para praticar, jogando em duplas. Muitos destes alunos já se conhecem fora da escola.
Para os alunos das duas Escola creio que tenha sido de grande importância para fomentar um bom relacionamento entre eles, pois, muitos deles já se conhecem por morarem no mesmo bairro. 
Achamos a parceria ótima e esperamos poder continuar para o próximo ano. Parabéns aos alunos, Pibidianos e a Professora."


Relato alunos da escola Parque do Trabalhador:
Carine - 9º Ano
"Bom na minha opinião foi uma ótima ideia levar os alunos do Parque para realizar atividades diferentes fora da nossa Escola. Os alunos do Castro demonstraram conhecer muito bem o esporte que nos ensinaram. Confesso nunca ter visto o Badminton, mas achei muito legal. Os alunos da Escola Castro Alves foram muito atenciosos com todos os meus colegas e demonstraram saber muito bem o que estavam fazendo. Exceto um grupo de meninos, achei todos os grupos concentrados em realizar e ensinar como, o que é, como jogar e as regras do Badminton. Em geral foi muito legal. "

Ana Julia 8ºAno
"Eu achei que esse esporte é muito legal apesar de ser um pouco complicado. Mais seria legal de aprender um pouco mais sobre ele. Os alunos eram bem educados e legais, esse esporte é parecido com o tênis, foi bem legal bom de aprender. Achei Muito muito legal conhecia a maioria dos alunos eles eram bem educados e aquela Escola era linda."

Nenhum comentário:

Postar um comentário