O Projeto

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL – DEB

   

      1. Área (Licenciatura) e campus: EDUCAÇÃO FÍSICA - UNISINOS

      2. Título do subprojeto:

Por uma Educação Física Escolar que incentiva os conhecimentos, as atitudes e as habilidades nas culturas corporais de movimento: organização, sistematização e diálogo interdisciplinar em prol do exercício de cidadania com educação, saúde e lazer.
      3.  Quantidade de bolsistas (alunos e supervisores):
     42 BOLSISTAS
       8 SUPERVISORES
       3 COORDENADORES DE ÁREA

       4. Professores-coordenadores de área:
     Nome: CLAUDIO MARQUES MANDARINO
     E-mail: mandarino@unisinos.br
     Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1313464114593663

     Nome: EDNALDO DA SILVA PEREIRA FILHO
     E-mail: ednaldo@unisinos.br
     Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4035546674329473

     Nome: FERNANDO CHAVES 
     E-mail: chaves@unisinos.br 
     Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9605199392682795

      5. Nome das escolas e código do Cadastro na DATA ESCOLA BRASIL (esse número se obtém com a própria escola ou consultando o site www.dataescolabrasil.inep.gov.br/dataescolabrasil);
     1. EEEF PARQUE DO TRABALHADOR  - (IDEB- 3,9)
     2. EEEF 25 DE JULHO - (IDEB- 3,7)
     3. EEEF EMÍLIO SANDER - (IDEB- 5,0)
     4. EMEF JOÃO GOULART - (IDEB- 4,4)
     5. EMEF Profa Maria Gusmão Britto - (IDEB- 6,6)
     6. EEEF Dr. Mário Sperb - (IDEB- 4,2)
     7. EEEM CAIC Madezatti  - (IDEB- 4,1)
     8. EMEF Olímpio Vianna Albrecht - (IDEB- 4,9)

      6. Ações específicas da área:
 . 1. Seleção dos bolsistas de iniciação à docência (alunos) do curso de licenciatura em Educação Física envolvido no Projeto, conforme critérios estabelecidos no Edital nº. 061/2013 e Portaria 96/2013 da CAPES, referentes ao PIBID, bem como no Projeto Institucional da UNISINOS como forma de incentivar o acesso e permanência ao Curso de Licenciatura em Educação Física por se caracterizar uma importante oportunidade de atuação e formação docente em todos os níveis de ensino da educação básica;

     2.  Participação contínua e sistemática no cotidiano escola, a começar por um levantamento de dados sobre a escola, aplicação de entrevistas com direção, equipe pedagógica, professores, funcionários, consulta ao projeto político pedagógico e demais documentos da escola de modo a promover a efetiva inserção das(dos) bolsistas de iniciação à docência nas culturas escolares e contribuir para a constituição de identidades profissionais comprometidas com uma educação de qualidade;

      3. Participação na elaboração de instrumentos de avaliação condizentes com o processo de ensino e aprendizagem em curso e nos conselhos de classe, bem como em reuniões com familiares dos/as estudantes da escola, de modo a proporcionar aos bolsistas a apropriação de outras dimensões do trabalho docente importantes para sua formação e na consecução do projeto pedagógico da escola;

     4. Acompanhamento do trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula, por meio de registro em diário de campo, da participação no planejamento, execução e avaliação das aulas de modo a compreender que a prática profissional não é mera tarefa rotineira, mas exige a mobilização de saberes disciplinares, pedagógicos e da experiência, e desta forma, superar a tão cristalizada dissociação entre teoria e prática;

     5. Realização de encontros sistemáticos com professor(a) supervisor(a) e coordenador(a) de área para análise, discussão, planejamento e avaliação dos impactos das ações desenvolvidas na escola sobre todos(as) os(as) participantes do subprojeto, para estimular a co-responsabilização universidade-escola na formação do(a) licenciando(a) e de favorecer a construção de competências profissionais alicerçadas em uma postura investigativa;

     6. Execução de atividades gmino-recreo-esportivas planejadas em comum com o professor supervisor, o grupo de bolsistas de cada escola e com o acompanhamento direto dos professores de Educação Física da escola, a fim de oportunizar o planejamento participativo e a execução compartilhada de práticas pedagógicas sistematizadas de caráter inovador, interdisciplinar, significativo e eficiente de modo a contribuir para a superação dos problemas diagnosticados nos processos de ensino e aprendizagem dos diferentes níveis de ensino envolvidos no projeto;

     7. Planejamento e execução de oficinas relacionadas às diferentes culturas corporais de movimento (esportes, jogos, ginásticas, lutas e danças), como estratégia de organização do conhecimento para oportunizar que os alunos-bolsistas desenvolvam materiais didáticos diferenciados, planejados a partir de necessidades específicas dos diferentes níveis de ensino envolvidos no projeto;

    8. Implementação e qualificação do ObsEFI Escolar (Observatório da Educação Física Escolar), hospedado em http://observatorioefescolar.blogspot.com.br/ e com link direto ao site de divulgação do PIBID-Educação Física da UNISINOS, onde fiquem registradas e socializadas as experiências de trabalho desenvolvidas na área, para ampliar a inserção e diálogo dos bolsistas do PIBID nas diferentes redes de ensino da região dos Vales do Sinos, Caí, Taquari e Paranhana;

    9. Constituição e implementação de uma rede virtual, sistemática e integrada entre os diferentes subprojetos da área da Educação Física do PIBID do Rio Grande do Sul para garantir a troca ampliada e contínua de experiências entre os bolsistas, supervisores e coordenadores da área e incrementar a participação permanente nas discussões sobre a proposta pedagógica da Educação Física na escola; seus limites e potencialidades para organizar e sistematizar os conhecimentos, as atitudes e habilidades específicas da área e qualificar o diálogo interdisciplinar;

     10. Desenvolvimento de seminários, workshop, debates e outras práticas de formação inicial envolvendo bolsistas de iniciação à docência, professores supervisores das escolas e coordenador da área da Educação Física para subsidiar os trabalhos nas aulas de Educação Física das escolas e contribuir com o planejamento de aulas dos licenciandos junto aos professores das escolas;

      11. Promoção de encontros com as escolas participantes para analisar e criar alternativas no âmbito da Educação Física e também interdisciplinar a partir dos dados do IDEB de cada escola, bem como outros indicadores sociais e demandas da comunidade para colaborar na elaboração de propostas pedagógicas que potencializem aprendizagens e ressignifiquem alguns parâmetros de qualidade da educação gaúcha;

      12. Apresentação de trabalhos desenvolvidos no âmbito da Educação Física em eventos acadêmicos, culturais e científicos internos e externos à Universidade, bem como em autorias e co-autorias de publicações como atitude zelosa e acadêmica para divulgar e socializar as experiências obtidas e desenvolvidas no PIBID.

      7.  Níveis de Ensino:
      NIVEL DE ENSINO FUNDAMENTAL
      NÍVEL DE ENSINO MÉDIO


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